De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o Ministério da Saúde, 7.790 brasileiros tiveram câncer de pênis e amputaram o órgão por conta da doença nos últimos 15 anos, com uma média de 486 por ano.
Os números foram analisados de 2007 a 2022 através de dados disponíveis no DataSUS, serviço do Ministério da Saúde que conta com informações do sistema público de saúde.
São Paulo foi o estado com o maior número de amputações (1.321), seguido de Minas Gerais (1.161), Paraná (633) e Ceará (526), para citarmos os maiores.
Câncer de pênis: o que leva à amputação?
A má higiene é a principal causa de amputação do órgão – é o acúmulo de secreções na glande, que pode virar infecção, gerando inflamação crônica e, se não cuidada, vira tumor. Para prevenção da doença, siga algumas ações, como por exemplo:
- Limpeza com água e sabão todos os dias e após as relações sexuais – puxe o prepúcio para a higiene da glande.
- Uso de preservativos nas relações sexuais para evitar ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
- Realizar a retirada do prepúcio (postectomia) quando houver necessidade.
- Vacinar-se contra o HPV, que muitas vezes é a causa do câncer de pênis. A vacina é gratuita e está disponível no SUS para a população de 9 a 14 anos.
Importante dizer que, em fase avançada, o câncer de pênis pode não só ocasionar a amputação do órgão, mas também levar à morte. Cerca de 5 mil homens foram a óbito de 2007 a 2020 – último ano com estatística disponível.
Quais são os sintomas desse câncer?
Os principais sintomas do câncer de pênis são: aparecimento de ferida, coceira local, queimação, dor, secreção (esmegma), presença de gânglios inguinais e odor desagradável. É importante e imprescindível o diagnóstico precoce da doença – através de exames laboratoriais ou clínicos -, que assim pode ser tratada com quimioterapia, radioterapia ou terapia local.
Caso observe algum desses sintomas, mesmo que não seja câncer de pênis, procure por um urologista. Infelizmente, na maioria dos casos, os pacientes demoram até um ano após as primeiras suspeitas para procurar ajuda.
Qual a incidência?
Dentre todos os tipos de câncer que podem atingir os homens, o câncer de pênis representa 2% da totalidade e tem maior incidência em pessoas acima dos 50 anos de idade. Desse total, 25% levam à amputação do órgão.
Homens que não se submetem à circuncisão têm maiores probabilidades de desenvolver o câncer de pênis. O Brasil é um dos países com maiores ocorrências no mundo da doença. Tem mais dúvidas sobre o tema ou necessita de uma consulta? Marque-a pelo site!